Blogue

Motivar e contagiar os demais

13-02-2014 14:27

Certa vez meu gerente me disse que eu estava apagando fogo com gasolina, me explicou que devo ser o bloqueio entre a equipe e ele, quando ocorrer algum problema deve minimizar para a equipe e informa-lo assim que possível.

Concordo plenamente com o que ele disse.

As vezes tomamos atitudes que tem fundamento mas poderíamos ser mais sutis, nem sempre o embate é que resolvemos o problema.

Temos o poder de motivar os demais e também desmotivar. Uma vez participei de um treinamento onde era feito um teatro " o rapaz dizia para outro, estou indo para a BATALHA" a visão que o colega de trabalha tinha era de algo assustador.

Então: Vamos medir as palavras, vamos dar mais exemplos, vamos cobrar exemplos e contagiar os demais para atingir o sucesso e as metas da empresa.

Gerir pessoas não é gerir números

13-02-2014 14:21

Gerir pessoas não é gerir números, mas até que parte seu gerente sabe disso?

A angústia de muitos funcionários é trabalhar num ambiente opressor, onde todas as suas qualidades não são exploradas com diferenças entre um, e outro, mas como mais uma em meio aos demais.

Quando as diferenças individuais se perdem, é sinal de que possivelmente você será tratado como um número a mais no quadro de funcionários de sua empresa.

Gerir pessoas ao invés de números, não tem nada haver com o tamanho da empresa ou o segmento da mesma, tem haver com ADMINISTRAÇÃO.

Do auxiliar de produção ao coordenador geral, a medida de seus trabalhos será proporcional aos motivos que estes funcionários têm para se dedicar ao trabalho, e isso depende sim de como é administrada suas funções.

Administrar pessoas é administrar ânimos sujeitos a quaisquer condições, mas principalmente às condições que a empresa oferece. Muitos gerentes sofrem porque não são aptos a identificar a melhor maneira de direcionar o foco de seus funcionários aos objetivos da empresa, isso porque tanto a percepção que tem o funcionário acerca da empresa, como a que tem o Gerente acerca do funcionário andam opostas. Como então alcançar excelentes resultados?

Uma empresa só obtém grandes resultados quando conhece seu funcionário. Falo de resultados duradouros e sólidos, que se instalam tanto na produção de sua atividade, como na qualidade de sua administração. E definitivamente conhecer seu funcionário é gerir pessoas e não a números, a não ser, claro, que se trate de uma financeira, hehe!

Fonte: Opinião Critica - administração de pessoas.

 

Pensamento x Braçal

06-11-2012 01:50

Em todos os departamentos existem aqueles que buscam resolver os problemas de imediato com uso de “recursos técnicos” vulgo (gambiarra) e outros que antes de resolver algo pensam em todas as variáveis possíveis até resolver os problemas em definitivo ou buscando soluções que agregam pontos positivos e impactantes para o bem da organização.

Hoje nas empresas existem departamentos que buscam propor soluções que visam reduzir o custo de produção e diminuir as horas de preparação de maquinas ou até mesmo de novas produções. Mas como estas pessoas são vistas pela equipe de produção?

 Será que é fácil entender que nem todos estão aptos desempenhar a função de analista e sim de executores?

Muitas vezes você só é notado se estiver produzindo para a equipe de operação. Porém o valor de um bom “analista” sempre é notado pela gerência dos departamentos e é nesta hora que os melhores rendimentos e crescimentos ocorrem dentro das instituições.

Não importa em que setor você esta trabalhando, você sempre tem que conciliar o lado braçal do intelectual.

Todos podem fazer as tarefas, mas poucos trabalham pensando em facilitar suas atividades.

Quais são suas metas?

23-10-2012 11:33

 

Você já se imaginou daqui a 10 anos, 5 anos talvez daqui a 1 ano?

Se você ainda não se imaginou acredito que deva determinar algumas metas para daqui 1 ano.

Pessoas que não colocam um objetivo afrente, são meros piões na mesa de tabuleiro, podem ser sacrificados no jogo porque seu valor é limitado.

Todo mundo deve ter um objetivo, desde o mais simples até mesmo o mais complexo, você pode querer continuar na sua função e ser um dos melhores nela, pode almejar voos mais altos fazendo uma serie de cursos, qualificações, politica do bom relacionamento e agregando no decorrer de suas atividades.  Mas tem que se doar, tem que demonstrar que esta fazendo com seriedade e honestidade e zelo.

Se você buscar os estudos para atingir num futuro um cargo melhor, não deixe ninguém falar que você não é capaz, existem inúmeras pessoas que querem te ver parado no tempo e pouquíssimas pessoas que querem seu bem e vão te apoiar.

Você só pode perder para si desistindo quando encontra dificuldades (lembre-se que nada fácil é valorizado). Determine suas metas e faça tudo com afinco.  

Seu objetivo estará muito mais perto de ti do que imagina.

INVEJA NO TRABALHO

15-10-2012 09:12

Se você já presenciou um ato de inveja, não se preocupe porque este não será a primeira vez que isso ocorrerá  contigo. Trabalhamos com o ser humano e apesar de ser um sentimento mesquinho é natural que de vez em quando alguém sinta isso.

Mas você sabe qual a diferença entre inveja e ciúme?

Se você teve ciúmes da promoção que um colega de trabalho recebeu, não fique com a consciência pesada. Lembre-se que você também queria esta mesma promoção, você acreditava que merecia e que este era o momento. Ou seja, você tinha zelo pela condição que lhe daria uma promoção na empresa.

Porém, se você teve um sentimento de inveja, saiba que não foi pela promoção do colega, mas você teve foi um sentimento de desgosto pela alegria e prosperidade que ela causou ao seu colega. Você preferiria que a promoção nem viesse pra você, desde que não fosse para esta pessoa. A inveja é direcionada às pessoas, o ciúme é direcionado às coisas.

Este exemplo detalha perfeitamente este assunto. As vezes você é um ótimo profissional mas se perde pelo caminho por culpa da inveja. Quando se tem inveja, você deixa de fazer a sua parte, acredita que sendo omisso as pessoas irão notar a falta que você faz no departamento. Esta é a visão mais errada que se pode ter.

Quer ser notado?

Trabalhe melhor, muito melhor que antes. Prove que você era a melhor escolha.

Ninguém de fora pode tirar a sua condição de bom profissional. Apenas você tem o poder de mudar isso. Trabalhando pior, você irá perder tudo que já conquistou. Trabalhando melhor irá conquistar ainda mais. E não diga que não ganhou nada até agora, muitos querem a sua posição.

Portanto aprenda a eliminar a inveja de seu campo de atuação.

Evolução e Mudanças

07-10-2012 08:33

 

 

Nas organizações ocorrem mudanças o tempo todo, mas quando ela atinge nosso departamento temos a impressão que o mundo esta caindo nas nossas cabeças.

Toda mudança visa em principio melhorar algo ou alguém, mas o importante acima de tudo é tirar proveito dessa situação.  Eu comentei que a principio visa melhorar porque no cotidiano observamos mudanças que não agregam um “UPGRADE”, mas sim um “DOWNGRADE” e é neste ponto que eu quero chegar.

Quando você tem uma maturidade profissional é obrigatório.

Repito: obrigatório que você venha suprir a carência para se destacar no meio dos demais.  É nas adversidades que evoluímos e nos tornamos mais competitivos.

Evoluir é mudar de algo que está bom para algo melhor, vamos agarrar as oportunidades, abrir novos horizontes e enxergar os problemas com outra perspectiva. Se a mudança não começar por você, não terá gestor que conseguirá solucionar os problemas.

Portanto.

Aproveite o que estão propondo para você.

Blogue principal

30-09-2012 20:43

O nosso novo blogue foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Pode ler os novos posts deste blogue via Feed RSS.

Dividir espaço com a limitação de poucos.

30-09-2012 18:39

 

Hoje estamos num mundo muito competitivo, onde as pessoas que NÃO tem intelecto trabalhado ao longo de sua vida, não consegue entender este espirito de companheirismo.  Na verdade, estamos em um enorme processo de luta, mas não é entre o bem e mal e sim entre o BOM x RUIM.

Chega a se hilário ter que competir no ambiente de trabalho com a limitação de certas pessoas. Eu me sinto envergonhado quando existe a comparação entre meu trabalho e outro na mesma escala do organograma, não sei se você também se sente assim?

 

MAS:

Eu gosto de dividir meu tempo e meu espaço com pessoas dedicadas e com uma visão geral de todos os assuntos, observos os especialistas em varios campos de atividades, me sinto deslumbrado com a inteligência e experiência de alguns gênios. Aprendo o tempo todo quando estou num grupo acima da média, me motivo a estar entre os melhores, não tenho medo de perder meu cargo por alguém mais novo, que algum dia possa me superar. Sei de meu potencial estou em constante evolução e sei o quanto eu exijo de minha equipe.

Tenho bons gênios ao meu lado, mas um bom gestor deve estar dois passos afrente dos demais. Um passo hoje em dia é pouco.

Lembre-se:

Um bom colaborador não é um bom gestor. Ele deve estar avaliado entre o ótimo e o extraordinário para assumir esta posição.

O futuro de sua equipe depende de suas decisões.